App SUPERCASA
Descobre a tua nova casa
Abrir
foto1

Açores: mais famílias podem beneficiar de apoio à habitação

Partilhar notícia Imprimir
O Governo dos Açores quer alargar os programas de apoio à habitação a mais famílias, bem como proceder a melhorias no parque habitacional público.
Os programas de apoio à habitação podem vir a ser alargados a mais famílias pelo Governo dos Açores, que pretende facilitar o acesso a este tipo de programas e, ainda, proceder a melhorias no parque habitacional público, com recurso a verbas do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). 

De acordo com Maria João Carreiro, Secretária regional da tutela: "terminada uma fase fortemente marcada pela regularização de imóveis em nome da região, estão criadas as condições para que possamos, efetivamente, avançar na concretização dos procedimentos para a construção e reabilitação dos imóveis contratados no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência)".

Desta forma, estão contemplados 29 milhões de euros para o setor da habitação, de um total de 116,2 milhões de euros para juventude, habitação e empregabilidade, propostos no Orçamento para 2024. 

"Naturalmente, não abdicaremos na nossa responsabilidade social e no que se refere aos apoios habitacionais, manteremos os diversos programas disponíveis, prevendo-se adaptá-los à atual conjuntura social marcada pela inflação", indica a secretária regional, detalhando: "por isso, prosseguiremos com uma política de habitação promotora de respostas diferenciadas para problemas diferentes, dirigidas aos jovens, às famílias de classe média, sem esquecer os mais desfavorecidos"

Fica assim prometido o "acesso à habitação a preços compatíveis com os rendimentos dos jovens e das famílias açorianas", com a Maria João Carreiro a explicar que se trata de "uma medida importantíssima porque vai permitir que os jovens e as famílias não elegíveis até agora nestas medidas, possam ficar integrados neste novo enquadramento de apoio"

E sublinha a importância do PRR para a concretização deste objetivo: "ainda que desafiante, o PRR da habitação é a resposta que os açorianos procuram para garantir o acesso a uma habitação condigna. Com uma dotação de 60 milhões de euros, o objetivo é investir na melhoria das condições do parque de habitação pública dos Açores". 

Neste sentido, ficarão concluídas "a breve trecho", intervenções em 121 habitações nas ilhas de São Miguel e Terceira, bem como a construção de 32 habitações em São Miguel. 

Notícias relacionadas
Comentário
Os comentários são sempre sujeitos a apreciação prévia. Ficam excluídos da sua colocação online os comentários considerados ofensivos, insultuosos, difamatórios, inflamados, discriminatórios, e desadequados ao texto alvo de comentário.
Data: 7/6/2024
Frequência: Diária
Edições: Gratuitas
Escolhas do editor ler mais ›
Agenda ler mais ›